Novidades (8)

A maneira tradicional de produzir cosméticos pode estar com os dias contados, se depender da pesquisa (já concluída) realizada pela pós-doutoranda do Grupo de Biofísica Molecular do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Amanda Luizetto dos Santos. Com orientação do docente do IFSC, Valtencir Zucolotto, Amanda criou uma nanopartícula, feita de polimérico e lipídico* em escala nanométrica. A nanopartícula, embora mais fina do que um fio de cabelo, protege o material envolvido e mantém suas propriedades intactas, diminuindo, assim, os riscos de degradação e perda de eficiência causados pela exposição ao Sol e/ou ao calor. Através da técnica de…
Cosmético “turbinado” Através da técnica de “hidrodestilação”, Amanda utiliza-se apenas de água para extrair o óleo de diversas plantas.(Foto:Divulgação) A maneira tradicional de produzir cosméticos pode estar com os dias contados, se depender da pesquisa (já concluída) realizada pela pós-doutoranda do Grupo de Biofísica Molecular do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Amanda Luizetto dos Santos. Com orientação do docente do IFSC, Valtencir Zucolotto, Amanda criou uma nanopartícula feita de polimérico e lipídico* em escala nanométrica. A nanopartícula, embora mais fina do que um fio de cabelo, protege o material envolvido e mantém suas propriedades intactas, diminuindo assim os…
Considerada como área portadora de futuro entre os programas estratégicos, fundamental para a promoção da inovação no país pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) , Marco Antonio Raupp, a nanotecnologia ganhou mais um reforço para alavancar as pesquisas no Brasil. Em 10 de junho, foi criado o Comitê Interministerial de Nanotecnologia (CIN) para assessorar os ministérios na integração da gestão, na coordenação e no aprimoramento das políticas, diretrizes e ações voltadas ao desenvolvimento das nanotecnologias no Brasil. A Embrapa é a representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no comitê. A primeira reunião do órgão ocorreu…
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançará no início do ano que vem um edital para bolsas de doutorado e pós-doutorado voltado para centros de desenvolvimento e pesquisa de empresas privadas. As bolsas serão oferecidas pelo CNPq, agência de fomento à ciência e tecnologia, com orçamento de R$ 5 milhões a R$ 7 milhões, informou nesta quinta-feira o secretário de Política da Informática do MCTI, Virgílio Almeida. Pelas contas do secretário, o valor custeará cerca de 80 bolsas. Os próprios centros de pesquisa farão os pedidos, sem necessidade de parceria com universidades ou institutos de pesquisa. Um dos…
Um dos papéis das universidades, principalmente as públicas, é contribuir para melhorar a vida da sociedade e colocar em pauta a discussão de temas de interesse geral. Neste sentido, a Universidade de São Paulo (USP) apresenta duas iniciativas. A primeira delas é a USPiTEC – Feira USP de Inovação & Empreendedorismo, evento que começou ontem (23) e se estende até amanhã (25) na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, na zona leste da capital, para divulgar pesquisas feitas pela universidade aplicadas a benefícios para a sociedade. A segunda iniciativa diz respeito ao movimento #USPOCUPA, que pretende selecionar…
Uma feira de inovação e empreendedorismo realizada pela USP da Zona Leste reúne 140 expositores. Entre os destaques esta uma invenção que pode ajudar a indústria a produzir cerveja em menos quantidade e menos tempo.
A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), que fica no campus da Zona Leste de São Paulo, próximo ao Parque Ecológico do Tietê, está realizando a primeira edição da Feira USP de Inovação e Empreendedorismo - USPiTec. Promovido pela Agência USP de Inovação, ligada à Pró-Reitoria de Pesquisa, o evento, que teve início nesta quinta-feira (23) e termina neste sábado (25), reúne 140 expositores entre pesquisadores, empresas e entidades diversas.A proposta da feira é mostrar algumas pesquisas aplicadas em diversas áreas do conhecimento e abrir oportunidade para que pesquisadores e empresários possam buscar parcerias. Nos estandes estão expostos os…
Empresa com origem em laboratório do IFSC desenvolve técnica que reduz custos de cosméticos Artigo publicado em 22 de março de 2012 Uma empresa originária do Laboratório de Nanomedicina e Nanotoxicologia (LNN) do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP irá produzir cosméticos otimizados combinando a extração de óleos vegetais (cravo e pimenta rosa, entre outros) com nanoencapsulamento. Os produtos terão maior eficácia, sendo minimamente invasivos e sem prejudicar a saúde da pele. Até o final do ano, as nanocápsulas devem estar disponíveis para comercialização, podendo reduzir o preço dos cosméticos. O nanoencapsulamento, técnica que tem revolucionado diversas…

Nanotecnologia na indústria

graficoNanomed

  • 01 Informação da tecnologia
  • 02 Materiais Hibridos
  • 03 Semicondutores
  • 04 MEMS
  • 05 Medicinal
  • 06 Outros

Localização

                      Av. Dr. Teixeira de Barros, 887 - Vila Prado - CEP 13.574-033